domingo, 22 de maio de 2011

Faltam técnicos e sobram vagas

A educação técnica conquistou reconhecimento como uma forma de permitir o rápido ingresso ou mesmo reposicionamento no mercado de trabalho. Atualmente sobram vagas de emprego nas áreas técnicas e faltam profissionais especializados para preenchê-las. Esta situação é mais visível nos setores de informática, eletrônica, mecatrônica, mecânica, industrial e agrícola.
Na carona dos cursos técnicos, estão os cursos tecnólogos. Diferentemente dos primeiros, conferem o grau superior aos estudantes, que podem cursar pós-graduação (mestrado e doutorado) e especialização. A duração dos cursos é mais compacta do que a graduação tradicional, em torno de dois ou três anos para serem concluídos. Uma das áreas que mais demanda tecnólogos atualmente é a relacionada ao ambiente de negócios, que trata temas ligados à qualidade, logística, recursos humanos, tecnologia da informação, finanças e marketing.
Segundo reportagem do Jornal Correio do Povo, os cursos técnicos do futuro são:
- Técnico em Biocombustívies;
- Técnico em Radiologia;
- Técnico em Edificações;
- Técnico em Multimídia;
- Técnico em Telecomunicações;
- Técnico em Agroecologia.
Também há demandas por técnicos geradas pelo PAC, com em Agrimensura, Mecânica, Aeroportuário, Eletrotécnica, Química, Petroquímica, Metalurgia, Refrigeração e Climatização.
Outras áreas também terão necessidade, com a realização da Copa do Mundo de 2014 no país, principalmente na área de serviços, como Técnico em cozinha, em serviços de restaurante e bar, em hospedagem e Guia de Turismo.

Fonte: Jornal Correio do Povo, 24/04/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário