O artigo postado abaixo sobre o apagão de talentos, lembrou uma notícia que li recentemente sobre o que acontecem em municípios da minha região. Pesquisei no jornal e abaixo comento.
O município de Erechim vive um grande momento em sua economia. De acordo com dados do Ministério do Trabalho, este município da região norte, teve o melhor índice do Estado entre os municípios com menos de 100 mil habitantes, apresentando um saldo positivo de 2.884 novos empregos no ano de 2010.
De acordo com reportagem do Jornal Zero Hora, o Prefeito atribui o crescimento, além do incremento nas indústrias do ramo metalmecânico e têxtil, à instalação de um escritório da Junta Comercial no município, sendo que já foram registradas 537 novas empresas, com uma média de duas novas empresas por dia útil.
Estima-se que no setor têxtil há 120 vagas a serem preenchidas. Já no setor metalmecânico a necessidade é maior e empresas como a Intecnial, que fabrica tecnologia e desenvolve projetos de engenharia, possui 200 vagas abertas. Como não há candidatos treinados para o trabalho, a empresa contrata ajudantes sem experiência e os ensina, para que possam crescer na empresa. A mesma situação ocorre na montadora de ônibus Comil, que também desenvolveu um sistema para qualificação, implantando um centro na empresa, em convênio com o SENAI, com a finalidade de formar e aprimorar a mão de obra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário